EP 158: Varanda Awards 2018

É chegada a hora da terceira edição do Varanda Awards. Nosso episódio Presente de Natal, que resume o ano cinematográfico que você acompanhou aqui, em debate.

Quais foram os melhores filmes de 2018? E aqueles que caíram da varanda? Daquela forma descontraída, de sempre, temos as categorias já tradicionais onde Cris Lumi, Chico Fireman, Michel Simões e Tiago Faria elegem, entre outros, as atuações inesquecíveis, os longas superestimados, os grandes filmes que não foram lançados no circuito brasileiro e aqueles em que se eu tivesse um travesseiro…

Este ano temos a estreia do Melhor Filme através do Voto Popular, onde todos os ouvintes puderam participar e também incluímos a escolha do Melhor Diretor nas categorias mais tradicionais. Como sempre, encerramos com o Top 10 de 2018, numa votação que conta com a ajuda de todos os convidados que estiveram na Varanda ao longo do ano. Prepare-se para resgatar o ano de 2018, bom podcast!

| Varandeiros |

Chico Fireman @filmesdochico
Cris Lumi @crislumi
Michel Simões @michelsimoes
Tiago Faria @superoito

| Cinema na Varanda nas redes sociais |

Facebook: facebook.com/cinemanavaranda
Twitter: @cinemanavaranda
Instagram: cinemanavaranda
e-mail: podcastcinemanavaranda@gmail.com

Gravado no segunda, 18 de dezembro, na varanda do Michel.

17 comentários sobre “EP 158: Varanda Awards 2018

  1. O voto da Cris no Ryan Gosling me fez perceber que ele ter uma maldição: toda vez que o ator repete uma parceria de sucesso com um diretor, dá ruim. Foi assim com Derek Cianfrance em Namorados para sempre/O lugar onde tudo termina, Nicolas Winding Refn em Drive/Só deus perdoa e Damien Chazelle em La La Land/O primeiro homem. Quem sabe se ele fizer o contrário, o resultado inverte? Fiquem atentos caso ele anuncie um novo filme com Ruben Fleischer (Caça aos gângsters) ou Denis Villeneuve (Blade Runner 2049), vai ser sucesso.

    Curtir

  2. Varanda Awards como sempre muito divertido. Belo episódio. Queria votar nessas categorias também heh

    Vou deixar aqui meus 20 (+) filmes favoritos do ano no circuito até pra ver se incentiva alguém a fazer o mesmo

    1 – Trama Fantasma, Paul Thomas Anderson
    2 – As Boas Maneiras, Marco Dutra e Juliana Rojas
    3 – Antes Que Tudo Desapareça, Kiyoshi Kurosawa
    4 – Baahubali 2, S.S. Rajamouli
    5 – Infiltrado na Klan, Spike Lee
    6 – Zama, Lucrecia Martel
    7 – O Dia Depois, Hong Sang-soo
    8 – Amante por um Dia, Philippe Garrel
    9 – Missão Impossível Efeito Fallout, Christopher McQuaerrie
    10 – Asako I e II, Ryusuke Hamaguchi
    11 – Nasce uma Estrela, Bradley Cooper
    12 – Bodied, Joseph Kahn
    13 – Jogador Número 1, Steven Spielberg
    14 – Detetive Dee: Os Quatro Reis Celestiais, Tsui Hark
    15 – Visages Villages, Agnès Varda
    16 – A Câmera de Claire, Hong Sang-soo
    17 – A Casa que Jack Construiu, Lars von Trier
    18 – Deixe a Luz do Sol Entrar, Claire Denis
    19 – Confronto no Pavilhão 99, S. Craig Zahler
    20 – O Passageiro, Jaume Collet-Serra

    Menções honrosas para: Lady Bird, Sem Rastros, À Sombra de Duas Mulheres, 15:17 – Trem Para Paris, Diamantino, Cam, Os Incríveis 2, Buscando… e Aquaman. Teve muita coisa que eu gostei esse ano, rs.

    Feliz ano novo, varandeiros!

    Curtir

  3. Varanda Awards como sempre sendo a premiação mais relevante do mundo e da podosfera chocando 0 pessoas, oscar who?
    Gente agora me ajudem aqui pq to curioso sobre a discussão sobre filme filmes viado e não acho no campo de busca de jeito nenhum, qual é o número do ep?

    Curtir

  4. Olá Varandeiros,

    Mais uma vez uma belíssima edição. Na categoria “ quem te viu quem te vê “ , eu destacaria o Steve Yeun. Teve um ano muito bom com “ Sorry to Bother you “ e “ Burning”.

    Meu top 10 do ano é :

    Roma
    Leave no Trace
    Blackkklansman
    Sorry to Bother you
    Mandy
    First Reformed
    Good Manners
    The Rider
    Eight Grade

    Ainda não vi alguns estrangeiros que ainda não entraram na ITunes Store americana ( onde eu geralmente assisto ). Mas ano que vem repararei esse erro.

    Até o ano que vem !

    Curtir

  5. Olá, Varanda! Conheci o podcast há uma semana e já ouvi diversos episódios! Não uso as redes sociais (tô começando a usar o Letterboxd) mas vou tentar interagir por aqui. O bom humor, comentários, personalidades, discussões e reflexões de vocês já tornaram o Cinema na Varanda especial para mim.

    Ouvi recentemente o Varanda Awards e, mesmo sem ter visto todos os filmes comentados, deixo aqui meus destaques: Call Me By Your Name, A Forma D’Água, Ilha de Cachorros, The Ballad Of Buster Scruggs (me surpreendeu), First Reformed, Oitava Série e o curta brasileiro Alma Bandida. Outros filmes que me chamaram atenção: Roma, Hereditário e Sol Alegria (não sei se teve podcast sobre mas certeza que seria incrível haha).

    Sobre Roma: como vocês interpretaram a presença dos aviões ao fundo do filme e as cenas que o jovem Pepe comentava sobre sua vida passada?

    Que 2019 seja um ano rico para o cinema e o podcast, um abraço a todxs!

    Com amor,
    Pedro

    Curtir

    1. Olá Pedro, e bem-vindo à Varanda!

      Obrigado pelos elogios, o que vc descreveu é o que tentamos trazer no podcast! Venha sempre interagir com a gente!

      Bela lista que vc destacou, Sol Alegria ainda não comentamos, mas tem muita gente elogiando. Sobre seu questionamento do filme Roma, vou trazer no próximo Cantinho do Ouvinte (ep 160).

      Abs, Michel

      Curtir

  6. Não tenho dúvidas: é o melhor episódio do ano! Gargalhei mais do que todo os episódios juntos do Lady Night, embora não tenha assistido nenhum. Esse episódio merece ser ovacionado. A química de vocês chegou a um nível Breaking Bad, atingiu o status de perfeição. Melhor Podcast do Ano! Mas todo o comentário tem aquele porém. Então vamos a esses: 1) Pelo amor dos deuses do cinema mantém o nome do Prêmio Henrique Miura. Soa tão Art House, tão festival de Cinema Europeu, tão Cinema Oriental. Acho o máximo dizer: Qual o prêmio que você ganhou? O Prêmio Henrique Miura! Olha que elegância, que refinamento, que requinte debochado. Adoro!; 2) Tiago, para de descreditar o filme como não sendo do Orson Welles. Você acha mesmo que o Welles lá na morada do além iria mesmo deixar que alguém terminasse esse filme dele se o assim não quisesse? Acredito que tivemos o primeiro caso de autopiscodireção na cinematografia mundial sem saber. Welles mandando muito bem até mesmo do outro lado da vida; 3) Reinventado a frase namore com alguém… namore com alguém que lhe dará todos os prêmios da vida como o Michel dá para o Paul Thomas Anderson. Meu amor, isso que é um Punch-Drunk Love! Quem é Tiago com Nicolas Cage na fila do pão?; 4) Um prêmio pelo conjunto da obra, por favor, para o Carlos Lira. O cara manda bem nos comentários, está sempre na ativa, encampou umas das campanhas mais acirradas da cinemateca da varanda e vocês não selecionaram nada do rapaz. Uma injustiça a ser reconhecida pelos varandeiros. Aquele prêmio honorário para o cara; 5) Chico você mora no meu coração. Obrigado pelo reconhecimento de melhor comentário! Estou muito feliz com esse prêmio, foram meses de dedicação (nesse momento uma pausa breve, estou muito emocionado); 6) O ano que a varanda reconheceu a prima Netflix, nem vou opinar. Só digo: o mundo gira e gira mesmo; 7) Por fim, um excelente 2019 para todos vocês e que apesar de tudo ainda tenhamos essa capacidade de sorrir e de celebrar tal como nesse episódio que foi o máximo. Que seja um ano excelente de filmes. Esse ano, diga-se de passagem, foi excelente! E já ia esquecendo do meu Top 10:

    01) Me Chame Pelo Seu Nome
    02) Roma
    03) Em Chamas
    04) Uma Noite de 12 Anos
    05) Arábia
    06) O Outro Lado do Vento
    07) O Primeiro Homem
    08) Asako I & II
    09) Lazzaro Felice
    10) A Culpa

    Curtir

    1. Olá Vitor,

      Obrigado pelos elogios e por estar sempre conosco! Nível Breaking Bad, uhhhlálá

      Tentando responder tudo 1) a gente provoca, mas nunca vai mudar o prêmio Henrique Miura 2) Welles sempre inovando né, até na autopsicodireção 3) Gosta pouco de PTA, quase nada 4) Carlos Lira já é um personagem importante e indispensável do podcast, o que seria a Varanda sem ele?

      Feliz 2019, desejamos tudo em dobro p/ vc!

      abs, Michel

      Curtir

  7. Este foi um dos Varanda Awards mais legais, visto que quase consegui assistir a todos os filmes citados por vocês, com exceção, se eu não estiver engando de “Verão” e “Sem Rastros”.
    Também, diferentemente da maioria eu não gosto de fazer uma lista dos melhores lançamentos do ano que eu assisti, e sim sempre faço uma lista dos melhores filmes que eu assisti no ano. E colo aqui os TOP30, com os melhores classificados em lista de preferência.

    Filme (5.0): “Vidas Secas”, 1964, 2018, Brasil
    Filme (5.0): “Roma”, 2018, 2018, México, EUA
    Filme (5.0): “As Boas Maneiras”, 2017, 2018, Brasil, França
    Filme (5.0): “The Ballad of Buster Scruggs”, 2018, 2018, EUA
    Filme (5.0): “O Animal Cordial”, 2018, 2018, Brasil
    Filme (5.0): “Noites com Sol”, 1990, 2018, Itália, França, Alemanha
    Filme (5.0): “Na Natureza Selvagem”, 2008, 2008, EUA
    Filme (5.0): “O Silêncio do Lago”, 1988, 2018, Holanda, França
    Filme (5.0): “Magnólia”, 1999, 2018, EUA
    Filme (5.0): “Fargo”, 1996, 2018 EUA
    Filme (5.0): “A Fraternidade é Vermelha”, 1994, 2018, Polônia, França, Suíça
    Filme (4.5): “4 Meses, 3 Semanas, 2 Dias”, 2007, 2018, Romênia, Bélgica
    Filme (4.5): “Violeta Al Fin”, 2018, 2018, Costa Rica, México
    Filme (4.5): “Submersão”, 2018, 2018, EUA
    Filme (4.5): “Rastros de Ódio”, 1956, 2018 EUA
    Filme (4.5): “Questão de Honra”, 1992, 2018, EUA
    Filme (4.5): “Projeto Flórida”, 2018, 2018, EUA
    Filme (4.5): “Pelos Caminhos do Inferno”, 1971, 2018, Austrália, EUA
    Filme (4.5): “O Culpado – The Guilty”, 2018, 2018 Dinamarca
    Filme (4.5): “Jogos Perigosos”, 1999, 2018, Áustria
    Filme (4.5): “Jerry Maguire”, 1996, 2018 EUA
    Filme (4.5): “Ferrugem”, 2018, 2018, Brasil
    Filme (4.5): “Dogman”, 2018, 2018 Itália, França
    Filme (4.5): “De Olhos Bem Fechados”, 1999, 2018, Reino Unido, EUA
    Filme (4.5): “Benzinho”, 2018, 2018 Brasil
    Filme (4.5): “Beleza Americana”, 1999, 2018 EUA
    Filme (4.5): “Arábia”, 2018, 2018, Brasil
    Filme (4.5): “A Liberdade é Azul”, 1993, 1995 e 2018, Suiça, Polônia, França
    Filme (4.5): “1945”, 2018, 2018, Hungria
    Filme (4.0): “Western”, 2018, 2018, Alemanha, Bulgária, Áustria

    Curtir

Deixe um comentário