EP 336: Varanda Awards 2022

Abrimos o ano com nosso tradicional episódio de prêmios aos filmes lançados no Brasil (nos cinemas ou streaming) em 2022.

Não só os melhores do ano, mas também as categorias mais varandísticas como Coisinha do Coração, Tamanho Não é Documento, A Bomba que não explodiu e muito mais.

| Varandeiros |

Chico Fireman @filmesdochico
Cris Lumi @crislumi
Michel Simões @michelsimoes
Tiago Faria @superoito

| Cinema na Varanda nas redes sociais |

Facebook: facebook.com/cinemanavaranda
Twitter: @cinemanavaranda
Instagram: cinemanavaranda
e-mail: podcastcinemanavaranda@gmail.com
Anchor: anchor.fm/cinemanavaranda

*Gravado no sábado, 7 de janeiro, via internet.

Publicidade

13 comentários sobre “EP 336: Varanda Awards 2022

  1. Olá Varandeiros,
    Estou aqui firme e forte. O problema é que antes eu escutava o podcast por aqui aí ficava mais fácil comentar, agora escutando no spotify, é mais difícil voltar aqui para comentar.
    Mandei pro Michel que o podcast foi o mais tocado no meu spotify em 2022!
    Aí eu vou ouvir ouvir o Varandas Awards e fica essa babação por Aftersun, a farsa do ano. É o meu toda unanimidade é tola.
    Agora pra 2023 depois desse ataque gratuito ao filme queridinho da Varandas, o Prêmio Henrique Miura do ano vai ser o silêncio de Henrique Miura por unanimidade.
    Por sinal, absurdo não gostarem de Glass Onion. Tem tanta coisa boa lá que precisa de debate em cima dele, cinema de primeira linha.
    Vou terminar de ouvir o episódio aqui e qualquer coisa volto.
    Para encerrar por enquanto o que cai da Varanda é o podcast virar quinzenal. Que volte a ser semanal por 5 horas de duração.
    Excelente 2023 para o varandeiros,

    Curtir

  2. Não estou aqui há 7 anos, fui pai ausente mesmo, e só acompanhei a criança já com uns 2 anos de vida (mas garanto que vi TODAS as fotos e videos desde o berço após me render ao charme de vocês lá em ~2018) e desde então uma vez por semana (e agora a cada 2) a guarda é minha com todo prazer. Dada essa introdução, vamos falar a verdade: É MUITO DIFÍCIL ACOMPANHAR ESSE RANKING PARALELO INDIE ALTERNATIVO DA VARANDA.
    Sei que não é legal usar o Oscar como parametro pra tudo, mas as vezes atrapalha mais que ajuda ter que ir atrás desse registro do que entrou ou não no BR em 2022, fica muito a sensação estranha de estarmos falando sobre filmes que estão acontecendo agora nas premiações dos boletins com o Chico mas na nossa tem que resgatar coisa de 2019 pq só chegou agora aqui, e mesmo sendo tão importante para o Tiago não deu pra entrar na lista pq talvez já estava muito fora da conversa e ele preferia dar espaço pro mais atual. Imagino que isso deva até confundir muito os novos varandeiros. Sei que já devam discutir muito isso entre vocês mas tá aí minha impressão.
    Eu sei, filmes são atemporais, mas o tema do episódio (ou de episódios do tipo de outros produtores) é compilar, nos mais diversos cortes varandísticos, o que foi de melhor em 2022, mas esse intervalo do que é elegível ou não é muito elásticos e meio descolado do que se conversa em episódios do tipo; e ser mais permissivo ajuda até a fomentar os episódios de deep dive que certamente virão mais na frente.
    Enfim, gosto muito de vocês e fico de cara como em 7 anos nunca vi falar de merchan ou campanha de apoio. Porra, pelo menos pra patrocinar os salgadinhos das reuniões de vocês, slá. Adoraria tbm uma camisa ou algo do tipo do podcast, adoro essas coisas.

    Curtir

  3. Pessoal, seria legal se vcs divulgassem o top 10 escrito, para quem não conhece todos os filmes. Tem um que se chama ‘Diaz’ ou ‘Dias’ (sei lá como se escreve), cuja direção também não vou nem me arriscar a tentar escrever, que eu estava querendo saber.

    Outra sugestão seria se preocuparem em apresentar mais rápido as primeiras categorias em vez de ficarem nessa correria na hora do top 10, que para mim, e acredito que para outros ouvintes, é a parte mais esperada do Varanda Awards.

    Obrigado desde já, desejo muito sucesso a todos vcs!

    Curtir

  4. oi pessoal! passando pra dizer que o Cinema na Varanda foi o podcast mais ouvido por mim no ano de 2022, e graças a vocês abri muito minha visão sobre cinema!

    infelizmente não posso compartilhar um top 10 de filmes do último ano pois não tive a oportunidade e tempo para assistir todos os grandes (e pequenos) lançamentos, mas entre os que assisti, consigo fazer um top 3:
    1- aftersun
    2 – licorice pizza
    3 – pinnochio por Guillermo del Toro

    ah, assinei a MUBI de tanto vocês falarem hahaha

    Curtir

  5. Queria registrar que eu adorava o Henrique Miura e o prêmio Henrique Miura até o momento que o Henrique Miura utilizou-se da sua nomeação ao prêmio Henrique Miura para falar que Aftersun é a farsa do ano. Esperava mais de você, Henrique Miura, Aftersun é o filme do ano com longas sobras. Não obstante, Henrique Miura ainda diz que Glass Onion é bom 😦

    Curtir

  6. Tirando isso, compartilho meu top 5, uma vez que o top 3 foi praticamente igual da Cris.

    1. Aftersun
    2. Nope
    3. Top Gun: Maverick
    4. RRR
    5. Pinocchio (Del Toro)

    Curtir

  7. Olá navegantes da Varanda, ou deveria dizer apenas varandeiro? eu lhes escrevo de Maceió-AL. Sim, sou conterrânea de Chico. Escrevo-lhes para mostrar meu apreço pelo podcast, este é sem dúvida o melhor podcast de cinema do Brasil, quizá do mundo kkkk. Assim como o vencedor de o Prêmio Henrique Miura do ano, gostaria de dizer que vocês contribuem muito para minha cinefilia também. Ao contrário do senhor Miura de quem acabo de ler o cometário, estou com vocês sobre Aftersun ser um filme muito querido. Gosto da forma como a diretora reverte a lógica da receita pronta de muitos filmes de drama que normalmente tem um final trágico representado. Não precisamos ver a tragédia para saber que ela aconteceu. Para sentí-la. Isso é muito bem construído no filme. Ademais não é a tragédia o mais importante, neste caso, penso eu, mas lembranças, as boas lembranças das pessoas que amamos. No final também somos isso né? lembranças. Abraços!

    Curtir

  8. Olá, pessoal da Varanda!
    Acompanho vocês desde 2019, mas nunca fui de comentar por aqui.
    Adorei o último episódio. A Cris, como sempre, com o top 10 mais democrático 🥰. Ninguém perguntou, mas segue os meus 10 filmes preferidos de 2022 que divulgo no meu perfil do Instagram. Ah, só escolho os filmes vistos na telona, pois sou desses defensores do templo 😀😃:
    10. The Batman;
    9. Crimes of the future;
    8. Marte um;
    7. Azor;
    6. Top gun: Maverick;
    5. Moonage Daydrean;
    4. Nope;
    3. Licorice Pizza;
    2. Roda do destino;
    1. Drive my car.
    Abraços

    Curtir

  9. Creio que a redução nos comentários por aqui esteja relacionado a redução de podcasts. Adorei essas edição especial de duas hs e tanto, poderia ser sempre assim, ainda + com a oscar season.
    Não sei se o Henrique Miúra foi irônico ou não, mas em todo caso tô com ele: aftersun é o meu Toda Unanimidade É Tola fácil!!!
    Impressionante como vocês nao falaram de O acontecimento até agora!!!
    segue minha lista:
    – O acontecimento
    – TAR
    – Argentina, 1985
    – The Banshees of Inisherin
    – O Milagre
    – X
    – Passei por aqui
    – Turma da Mônica: Lições
    – Pequena Mamãe
    – The Northman

    Curtir

  10. Oi, gente! Assim como o Henrique Miura, sou um ex-vencedor do prêmio Henrique Miura que andava meio ausente por aqui. E uma das coisas mais legais do episódio do Varanda Awards foi perceber que, embora tenha ido pouco ao cinema desde a pandemia, consegui assistir vários dos filmes debatidos por vocês entre os melhores do ano. Senti falta de alguma menção a um filme brasileiro que passou bem rápido no circuito e que achei excelente: “Carvão”, de Carolina Markovicz.

    Espero ser mais assíduo por aqui em 2023. E, antes tarde do que mais tarde, um ótimo ano novo para todos vocês da Varanda!

    Curtir

  11. Pessoal, feliz ano novo! Bela lista, como sempre!! Senti falta de um filme que me marcou muito esse ano, “Red Rocket”, do Sean Baker (parece que teve lançamento diretamente p/ o digital aqui no Brasil). O que vocês acharam desse filme? Meu top 10 do ano seria:

    1. A Metamorfose dos Pássaros
    2. Roda do Destino
    3. Licorice Pizza
    4. Nope
    5. Red Rocket
    6. Drive my Car
    7. The Woman who Ran
    8. Benedetta
    9. Aftersun
    10. A Garota e a Aranha

    Abraço,

    Curtir

  12. Moro no interior, o cinema da cidade vizinha fechou há mais de 10 anos. Para ver um filme nas telonas, tenho que ir ao cinema do shopping de uma cidade que fica a uma distância de 100 Km, então o custo para ver um filme e a disponibilidade de poder ir até essa outra cidade tornam complicado assistir aos filmes nas telonas, para mim o streaming é muito bom nesse sentido, mas amo ir ao cinema e tento aproveitar as oportunidades sempre que vou a um lugar que tem cinema. Esperava me organizar para assistir Nope, mas passei dias verificando para ver se entrava em cartaz e nunca entrou, então meu prêmio “Aí meu irmão, cadê você?’ vai para Nope no cinema a que tenho acesso. Sem contar que gosto de filmes legendados e a maioria dos que passam nesse cinema são dublados e são os filmes mais, digamos, pop. Ser cinéfilo no Brasil não é fácil, aqui onde moro é mais complicado ainda.

    Não assisti a Aftersun e não posso opinar, sobre essa unanimidade que o Henrique Miura denunciou, mas assisti Glass Onion ontem e que filme meia boca, parecia ter 20 horas de duração, sem contar a atuação ruim, ora preguiçosa, ora confusa do Daniel Craig.

    O Iñarritu também poderia entrar na categoria quem te viu, quem te vê.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s