EP 334: Nada de Novo no Front | O Milagre | Lista de Melhores da Sight and Sound

A cada dez anos a revista Sight & Sound promove uma nova votação sobre os melhores filmes de todos os tempos. A nova lista acaba de ser divulgada e a Varanda coloca a polêmica em debate (afinal, toda a lista traz polêmicas). Também discutimos dois filmes dos streamings

Filmes em Pauta: Nada de Novo no Front (Edward Berger), O Milagre (Sebastian Lelio)

E Mais: Boletim do Oscar e Cantinho do Ouvinte com comentários sobre o episódio anterior. Bom Podcast!

| Varandeiros |

Chico Fireman @filmesdochico
Cris Lumi @crislumi
Michel Simões @michelsimoes
Tiago Faria @superoito

| Cinema na Varanda nas redes sociais |

Facebook: facebook.com/cinemanavaranda
Twitter: @cinemanavaranda
Instagram: cinemanavaranda
e-mail: podcastcinemanavaranda@gmail.com
Anchor: anchor.fm/cinemanavaranda

*Gravado no sábado, 3 de dezembro, via internet.

Publicidade

5 comentários sobre “EP 334: Nada de Novo no Front | O Milagre | Lista de Melhores da Sight and Sound

  1. “Vou deixar entre o pendurado e o ficado”
    “Meia estrela”
    Aí o Tiago dá uma nota até pros figurantes.
    Eu amo como cada vez mais nos aproximamos da expressividade das notas numéricas e vemos o valor delas. Bring números back, o excel clama!

    Curtir

  2. Oi pessoal, parabéns pelo episódio, ficou incrível!! Adorei muito e ri bastante com as classificações hahaha

    Quanto ao Vertigo, eu lembro que quando ele liderou a lista em 2012 se falava muito que era um filme representativo da Era Facebook, e dialogava bem com simulacro, avatares, etc.

    Como alguém que ama listas também (inclusive saudade dos teus consensos, Chico!), eu acho que algo que ajuda a manter o cânone estável é o voto útil. Como fã do Ozu, por exemplo, acho que talvez eu votaria no Era uma Vez em Tóquio no lugar do meu favorito A Rotina tem seu encanto porque sei que ele teria mais chances de entrar ou mesmo de conseguir o #1. Acredito que salvo alguns filmes da vida ali no topo, tem uns 50 filmes que entrariam no meu Top10 rs

    E eu concordo que é difícil que Bom Trabalho permaneça na lista em 32, e por isso fiquei bem feliz que ele agora faz parte deste cânone “oficial” porque merece muito!!

    Curtir

  3. Pessoal, aproveitando o assunto listas, aí vai uma tarefa árdua para vocês.. Quais seriam os 10 filmes que vocês enviariam para S&S caso fossem chamados a participar?

    Curtir

  4. Algumas considerações sobre a mais nova e badalada lista dos mundinho cinéfilo:

    É um lista bastante elitista, desconectada do público e que desconsidera alguns gêneros do nosso cinema atual. Segundo os votantes, o cinema parou na Nouvelle Vague e nada mais prestou depois disso. Colocar um filme da pixar é comercial demais, no máximo um Studio Ghibl. Mad Max é o único filme de ação que essa galera conhece e acha decente, comédia só se for do Billy Wilder e ainda bem que não teve um filme de super herói, pq já vejo lamentações do Scorsese. De 2005 à 2015 um apagão no cinema. A Rede social ficou com deus, Boyhood nunca foi produzido.

    2. A lista acaba se auto invalidando a partir do momento que desconsidera um continente inteiro dela. Sério, que essa gente acha que nós não produzimos nada relevante durante todo esse tempo. Esse é o problema de chamar na sua maioria europeus e americanos para votarem. Moonlight é a comprovação disso. Os críticos americanos entubam esse filme em todo canto. Então agora só EUA, UK, França, Itália e Japão sabem fazer cinema. Eu vejo que essas listas deviam ter mais parâmetros, incluir mais gêneros, mais nacionalidades e deviam ser mais populares, com menos cânones. Acho que assim atingiria melhor o público.

    Também gostaria de saber se algum filme clássico da lista vocês não gostam ou que hoje não mais sentido.

    Abraços.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s