[Muito Silêncio por Nada?]
Um dos maiores lançamentos de 2020, que ficou na geladeira devido à pandemia, agora chega às salas de cinema. Um Lugar Silencioso: Parte II retoma o longa anterior sem perder a tensão (e o silêncio?). Será que atende as expectativas? No lado mais indie trazemos o filme angolano Ar Condicionado (22:12), que se destacou em festivais e mistura realismo mágico com crítica social.
E mais: No Momento Belas Artes à La Carte recomendamos um clássico de Akira Kurosawa. O Puxadinho da Varanda destaque para a volta da série Ted Lasso, além de voltarmos a destacar os filmes Sinônimos, Chico Ventania Queria Ter um Submarino, Siberia. No Cantinho do Ouvinte os comentários sobre o episódio anterior. Bom Podcast!
| Varandeiros |
Chico Fireman @filmesdochico
Cris Lumi @crislumi
Michel Simões @michelsimoes
Tiago Faria @superoito
| Cinema na Varanda nas redes sociais |
Facebook: facebook.com/cinemanavaranda
Twitter: @cinemanavaranda
Instagram: cinemanavaranda
e-mail: podcastcinemanavaranda@gmail.com
Anchor: anchor.fm/cinemanavaranda
*Gravado no domingo, 25 de julho, via internet.
Como prometido, aqui vai meu comentário da semana:
O VCU não brinca em serviço, fui contemplado dois episódios seguidos, e ainda por cima com meu diretor favorito que é o Ingmar Bergman. Meu filme top 1 da vida é Persona, então, muito feliz pela conquista. Queria agradecer a meus pais, aos meus professores de infância que sempre acreditaram em mim…. brincadeira gente, sem discurso.
Agora pra ser completamente aleatório queria perguntar, o que vocês acham de “O Exorcista”? Meu filme de terror favorito e vocês sempre citam ele quando falam de lançamentos do gênero, mas nunca comentam o que acham.
Abraço!
CurtirCurtir
Ahh, quase esqueço de comentar sobre os filmes; Ar Condicionado eu gostei bastante assim como vocês, também foi o primeiro filme angolano que vi na vida, mas acho que tô pegando o espírito do Michel e achei a nota de vocês muito altas. Haha. Já o Um Lugar Silencioso 2 eu fiquei decepcionado, mas entrei numa crise existencial para saber se foi comigo por não abrir meu coração ou com o filme, porque eu gostei bastante do primeiro na época que vi, e acho que o segundo agora tem a mesma pegada, mas eu já não curti tanto assim, minha visão sobre ele foi bem parecido com os comentários que o Chico fez e com mais algumas ressalvas, mas de qualquer forma não seria uma nota negativa.
CurtirCurtir
Eu com certeza dividiria um júri com o Guillermo del Toro, e teria pavor de ter que deliberar junto ao Xavier Dolan, dizem que ele é insuportável, acho que ele só se salva pela beleza mesmo. Mas eu estou aqui para saber a opinião de vocês sobre como vocês acham que vai ser essa retomada do cinema, falo isso porque vendo a estreia de Um Lugar Silencioso 2 me pareceu um filme tão anacrônico para o nosso tempo e deve ser tão frustrante fazer um filme de gênero com intenção de grandes bilheterias e não poder ganhar nem um quinto disso. Será que as pessoas realmente vão querer voltar para o cinema mesmo com apelo dos Blockbusters? ou os streaming vão conseguir substituir o cinema? Eu sei que a ida ao cinema é uma experiência completamente diferente do streaming, mas será que isso será o bastante? Além disso, o argumento de que os streaming iriam democratizar o acesso as mídias está indo para os espaço, cada dia que passa tem mais serviços de streaming, estão ficando mais caros e também mais segmentados. Enfim, gostaria de saber a opinião de vocês.
Abraços.
CurtirCurtir
Gente, eu fiquei muito feliz de ter ganhado o Blu-ray de um dos meus filmes favoritos do ano passado (Em Trânsito). Muito obrigado ao mecenas da mídia física pelo presente de aniversário! O meu foi dia 26, perto do do Tiago Faria.
–
Sobre o episódio, faz um tempo já que eu assisti ao Lugar Silencioso. Achei mais ou menos mas um pouco melhor que o primeiro por saber investir nessa lógica de gênero que vocês citaram.
Mas também quero vir aqui defender Ted Lasso. Eu acho que a série muito boa justamente porque sabe das próprias limitações e não tenta se tornar muito mais que isso. Acho injusta a comparação com Friends que era só uma máquina de seguir fórmula que perdeu o pouco de autenticidade que tinha logo na primeira temporada. Num cenário televisivo em que as comédias estão há 10 anos tentando ser o novo The Office (ou o novo novo Friends), eu acho essa uma grata surpresa.
Entendo que tenha muito barulho em volta, mas acredito que muito se deva à carência pandêmica da nossa vida e também ao carisma do Jason Sudeckis de moletom tie dye com uma vibe de divórcio recente no último Golden Globes. Enfim. Às vezes eu acho que tudo o que a TV tava precisando era de uma série boba com um personagem ingênuo como protagonista. Ted Lasso é puro por nós?
CurtirCurtir
Descobri que em trânsito é de 2019. Mas ainda vale. Um dos melhores que eu vi ultimamente. Não conhecia nada do cinema de Petzold antes dele.
CurtirCurtir
Ótimo episódio, varandeiros. Nos embalos das Olimpíadas, queria sugerir o tema de filmes e documentários de esportes para uma lista especial em algum episódio próximo, acho que seria bacana pegar esse gancho e tentar conversar um pouco sobre esse universo cinematográfico. Não lembro de haver um episódio com esse tema. Valeu!
CurtirCurtir
Michel curtiu mil vezes seu comentário rs
CurtirCurtir
Tiago, queria saber se voce terminou de assistir Lisey´s story? tô na metade e seriamente pensando em largar…
CurtirCurtir
Pessoal, passando para avisar que o documentário “Colective” está disponível no HBO Max. Lembro que vocês gostaram dele e que estavam esperando a estreia oficial para abordar em um episódio. Fica aqui a sugestão! Abraço
CurtirCurtir
Meus amigos varandeiros
Vi “Um lugar silencioso 2” e ainda que tenha bons momentos, incomodou-me o fato de Krasinsk ter se acomodado na invenção da mitologia. Não somente isso, ele joga o tempo todo em aparente seguro e por isso a história não anda…
CurtirCurtir
Pesquisando sobre o ótimo Ar Condicionado, conheci o filme Noite de Reis, que assisti essa semana por meio do Festival do Rio. Já que vocês são os “amigos com os quais falamos de cinema” (fazendo referência a um dos comentários do último episódio), queria saber se vocês chegaram a ver esse filme e o que acharam. Abraços!
CurtirCurtir