EP 273: Globo de Ouro 2021 | Judas e o Messias Negro | Os Nove de Mangrove

[Infiltrados no Clã dos Panteras]

A reta final da temporada de premiações começou com os vencedores do Globo de Ouro. Debatemos os filmes ganhadores, os destaques e como fica o xadrez do Oscar no momento.

Entre os filmes da semana temos Small Axe: Os Nove do Mangrove (40:41), a primeira parte da antologia dirigida por Steve McQueen centrada nos conflitos raciais na Inglaterra dos anos 60. E, nos cinemas, chega Judas e o Messias Negro (23:41) sobre um dos mais importantes líderes dos Panteras Negras.

E mais: No Momento Belas Artes à La Carte recomendamos um filme de Julian Schnabel. O Puxadinho da Varanda destaca os filmes Nova Ordem Espacial, Billie Eilish: The World’s a Little Blurry, Fé Corrompida e Pelé. No Cantinho do Ouvinte, os comentários dos varandeiros sobre o episódio anterior. Bom Podcast!

| Varandeiros |

Chico Fireman @filmesdochico
Cris Lumi @crislumi
Michel Simões @michelsimoes
Tiago Faria @superoito

| Cinema na Varanda nas redes sociais |

Facebook: facebook.com/cinemanavaranda
Twitter: @cinemanavaranda
Instagram: cinemanavaranda
e-mail: podcastcinemanavaranda@gmail.com
Anchor: anchor.fm/cinemanavaranda

*Gravado na segunda, 1 de março, via internet.

8 comentários sobre “EP 273: Globo de Ouro 2021 | Judas e o Messias Negro | Os Nove de Mangrove

  1. Fala, Varanda. Tudo bem?

    Primeiro: parabéns pelo trabalho, conheci vocês no início da pandemia e tem sido um prazer escuta-los nesse momento tão difícil. Tenho ouvido os episódios antigos e um deles, inclusive, motivou minha pergunta.

    Vocês discutiam sobre as repercussões da criação da categoria de melhor filme popular no Oscar, que acabou não indo pra frente, e comentaram sobre o fato de as listas de apostas para o prêmio retroalimentarem o olhar limitado da Academia. Isso porque os jornalistas e críticos acabam baseando as listagens que fazem no histórico de premiação do Oscar, levando em consideração não somente os filmes que entendem que deveriam ser indicados, mas principalmente quais eles acham que o Oscar levará em consideração.

    A minha questão é: acreditam que esses especialistas podem romper esse ciclo fazendo as listas que mantêm durante a temporada dando ênfase nos filmes, atores, diretores etc. que ELES indicariam, em vez de os filmes que eles acham que serão indicados?

    Sei que, de certa forma, eles chamam atenção para os filmes preferidos deles através de seus textos e críticas, mas penso que o poder de uma lista, na hora de atrair público, acaba superando em alcance esses textos. Talvez passaríamos a dar atenção, logo no início da temporada, aos filmes preferidos dessas pessoas, colocando-os na conversa da premiação. Dessa forma, talvez filmes como ‘First Cow’ e ‘Never Rarely Always Sometimes’ – queridinhos da crítica, mas que dificilmente serão indicados – pudessem se solidificar e ganhar mais força na época das indicações da Academia.

    Não sei se me fiz entender, mas é isso. O que acham?
    Abraços!

    Curtir

  2. Animado para ouvir esse mês do Steve McQueen na varanda. Fiquei apaixonado por Small Axe, e acho que Mangrove dá o tom do que se vê em todo o projeto, e que vocês comentaram: como cultura, vida e política se misturam. O que mais me fascinou é como o filme dramatiza o papel da “teoria” e dos discursos políticos na vida de pessoas oprimidas (nesse caso, pelo racismo). Em Mangrove, alguns querem lutar até o fim em nome do ideal, e outros talvez prefiram aceitar e seguir vivendo. Steve McQueen dá o mesmo peso para as duas posições e mostra as dores e os sacrifícios implícitos em cada uma.

    Curtir

  3. Vejam com carinho, os documentários de 2020. O ano foi muito bom, com :
    – Time
    – Tottaly under control
    – Crip Cramp
    – the painter and the Thief
    e o documentário mais brutal que foi Collective.

    Tenho uma tradição de ignorar , o globo de ouro. Critics’ Choice Awards foi bem interessante.

    Queria que Another Round tivesse melhor sorte, mas é dificil… em ano de Minari.

    Curtir

    1. Oi, Caio. O ‘Time’ ganhou até um ‘prêmio’ no Varanda Aawards. Falamos nele. O ‘Crip Camp’ acho que citei num puxadinho no início do ano passado… O ‘Collective’, se for lançado em algum lugar, certamente vai entrar na nossa pauta. E aguarde, claro, episódios sobre ‘Minari’ e ‘Another Round’.

      Abraço!

      Curtir

      1. Obrigado pela resposta, Tiago! É que parei de ouvir o podcast já faz um tempinho, e por isso pensei que tivessem passado batido. Mas agradeço mesmo pelo esclarecimento. Collective, merece ser visto.

        Curtir

  4. Conheci o podcast no início do ano e venho consumindo os episódios tão rápido quanto assisto a novos filmes/diretores que nunca ouvi falar que vocês me apresentam. Escuto sempre quando estou jogando online com meus amigos e eles ficam putos porque prefiro ficar na varanda com vocês a entrar no chat de voz com eles durante os jogos.

    Acho que já ouvi uns 40% dos episódios disponíveis, descobri vocês num momento perfeito em que o podcast ainda está na ativa e tem uma vida inteira de brilhantes episódios pra eu ver do passado, é tipo conhecer a filmografia do Scorsese hoje e ver que o velhinho ainda está firme e forte desde os anos 70.

    Eu tenho, claro, 5 anos de perguntas e observações acumuladas que ficarão para outro dia, mas gostaria de tirar a dúvida sobre o que vocês fazem quando não estão comendo bolo na varanda. O que já peguei nos episódios é que temos 2 jornalistas e a Cris é da área de saúde(?).

    Continuem brilhantes.
    Como cena pós créditos gostaria de dizer que estou guardando o tão famigerado episódio 1 para o final.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s