EP 197: Bacurau (com spoilers) | Peterloo

[Bacurau: Se Voltou, Tem que Ser com Spoilers]

Tantos ouvintes pediram e cá estamos novamente discutindo Bacurau (23:00), o filme brasileiro mais comentado do ano. Desta vez, com spoilers liberados – e todas as respostas às perguntas que foram feitas nas nossas redes sociais sobre os detalhes mais misteriosos do longa de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles.

Antes, temos mais um Boletim do Oscar (2:18), desta vez sobre os filmes que estão despontando na corrida por estatuetas. Scorsese, Tarantino, Parasita, Vida Invisível, Coringa, Jojo Rabitt? Quem levará o grande prêmio de Hollywood?

Por fim, debateremos o cinema do britânico Mike Leigh, que estreia na Varanda com Peterloo (1:15:48), drama de época em que o cineasta resgata uma grande mancha na história de seu país, mas que andava meio esquecida.

Puxadinho da Varanda (1:41:40) com destaque ao novo filme de Kiyoshi Kurosawa e a série Sintonia. E o Cantinho do Ouvinte com os comentários do episódio anterior. Bom Podcast!

| Varandeiros |

Chico Fireman @filmesdochico

Cris Lumi @crislumi
Michel Simões @michelsimoes
Tiago Faria @superoito

| Cinema na Varanda nas redes sociais |

Facebook: facebook.com/cinemanavaranda
Twitter: @cinemanavaranda
Instagram: cinemanavaranda
e-mail: podcastcinemanavaranda@gmail.com

Gravado no domingo, 15 de setembro, na varanda do Michel.

Anúncios

7 comentários sobre “EP 197: Bacurau (com spoilers) | Peterloo

  1. Olá Varandeiros
    O livro que o Michel tentou lembrar seria A Hora do Ruminantes (José J Veiga)?
    Eu lembrei muito dele ao ver Bacurau.
    Uma pergunta, a crítica negativa publicada em um grande jornal de SP – cheia de expressões pseudo intelectuais – seria um grito desesperado de EU SOU BRANCO SIM de um sudestino?

    Curtir

  2. Sobre o futurismo em Bacurau, é bom lembrar (como vocês lembraram, de fato) que a ideia principal vem de 10 anos atrás, ocasião na qual o roteiro começou a ser escrito. Uma curiosidade que o Juliano Dornelles falou em um podcast que ouvi foi que, durante a finalização do filme, já após os resultados das eleições de 2018, ele e Kleber pensaram em mudar o “daqui a alguns anos” para “daqui a alguns meses”, mas no final resolveram manter como estava.

    Ótimo episódio, abraços!

    Curtir

  3. Finalmente esse episódio tão aguardado 👏🏻👏🏻👏🏻
    Deu mais vontade de rever o filme… ainda não vi “Aquarius” nem “O som soa redor”, se for nesse nível, já garantir meu diretor brasileiro favorito!

    Agora queria pedir pra vcs dicas de como aproveitar a mostra de SP… fui ano passado mas esse ano quero aproveitar ao máximo e assistir bastante coisa!

    Curtir

  4. Gostei demais do que o Michel fala sobre a visão de alguém do sul sobre o filme. Sou de Joinville, SC e fui até Curitiba pra ver. Aqui muita gente tem aquela palhaçada de “O Sul é meu país” como ideologia real. Eu queria tanto tanto que essa gente pudesse ver o filme. Queria muito que elas pudessem perceber o quão burras elas estão sendo.

    Esse filme é o que mais mexeu comigo esse ano.

    Deixo aqui um trecho de meu texto sobre o filme que traduz o como esse filme me afetou.

    “É um primoroso exemplo de cinema nordestino — que é a locomotiva desta forma de arte aqui no Brasil desde que ela passou a existir no país. Mas o fato é que, quando nós do Sul falamos disso, é fácil cair na armadilha de discutir as obras como se pertencentes a um povo estrangeiro. Como se a gente “daqui de baixo” fosse realmente de um lugar diferenciado. A principal marca que Bacurau me deixa é justamente a consciência de que essa convocação à luta e ao pertencimento é também pra gente daqui e que, quando alguém “de lá de cima” se fere, é também nosso o sangue que escorre.”

    “Bacurau: guisado, suco de caju, música americana e o direito de existir” por Vincent Sesering https://link.medium.com/Hc8xVOtge0

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s