EP 133: Os Incríveis 2 | Melhores do Semestre 2018

[Herói em Casa Não Faz Milagre]

Brad Bird, um dos principais nomes da Pixar, retorna ao estúdio para comandar a continuação de um de seus sucessos: Os Incríveis 2 (10:37).

Lá se foi a primeira metade do ano. Aproveitamos para realizar um balanço dos Melhores Filmes do Semestre (50:48). Qual teria sido o favorito de cada um dos varandeiros?

E tem nova rodada de votação para os ouvintes escolherem o próximo filme em debate na Cinemateca da Varanda. Basta curtir o poster de seu escolhido lá no nosso Facebook.

Ainda tem Cantinho do Ouvinte, e Recomendações. Bom podcast!

| Metavaranda |

Os Incríveis 2 | Incredibles 2 | Brad Bird | 64

| Varandeiros |

Chico Fireman @filmesdochico
Cris Lumi @crislumi
Michel Simões @michelsimoes
Tiago Faria @superoito

| Cinema na Varanda nas redes sociais |

Facebook: facebook.com/cinemanavaranda
Twitter: @cinemanavaranda
Instagram: cinemanavaranda
e-mail: podcastcinemanavaranda@gmail.com

Gravado na segunda, 2 de julho, na varanda do Michel.

Anúncios

8 comentários sobre “EP 133: Os Incríveis 2 | Melhores do Semestre 2018

  1. Pessoal, adorei a pauta não-planejada sobre traduções livres na dublagem e na legendagem. Entendo o ponto do Tiago sobre o assunto, mas acho que algumas licenças poéticas podem ser bem-vindas, desde que ajude a melhorar a compreensão sobre algum contexto que não é familiar pra gente. Lembro de uma versão de legenda que baixei de “Lady Bird” que teve duas traduções espertinhas que me fizeram dar boas risadas. Naquele diálogo entre a protagonista e a mãe no carro, no começo do filme. traduziram “community college” como “CEFET” e “scholarship” como “PROUNI”. Achei um barato! hehehehehhehe

    Sobre os melhores do semestre, estou meio limitado na minha lista. Ir ao cinema está mais raro depois que minha filha nasceu e tenho esperado os filmes chegarem nos streamings ou saírem num torrent com qualidade decente (espero não ser preso por pirataria com essa confissão, hehehe). Por isso, minha lista de favoritos não alcança um Top 10:

    1) Projeto Flórida
    2) Trama Fantasma
    3) A Noiva do Deserto
    4) Me Chame Pelo Seu Nome
    5) Lady Bird
    6) O Sacrifício do Cervo Sagrado
    7) Pantera Negra

    Estou acompanhando as dicas de vocês para fazer a curadoria dos filmes que verei assim que estiverem disponíveis. E já estou bastante ansioso por As Boas Maneiras e Arábia.

    Ah, e fiquei muito feliz com a menção do Chico ao filme “Para Ter Onde Ir”. Sou paraense como a cineasta Jorane Castro e acompanho a carreira dela desde o começo. A repercussão do filme está muito boa e, se um dos varandeiros curtiu, é mais uma chancela importante, heheheh.

    Abraços a todos!

    Curtir

    1. Ok, essa tirada no ‘Lady Bird’ ficou acima da média, mas ainda acho que essas piadinhas em português nas legendas/dublagem são desnecessárias, Leonardo. Contextualizar a piada? Ok. Criar uma NOVA PIADA a partir da original? Hmm, não. Geralmente ela fica pior que a encomenda e me distrai do filme. Prefiro não entender a piada original a ficar com uma criação genial do artista da legendagem.

      Abraço!

      Curtir

  2. olá Varandeiros…
    meu top 10 não traria muita coisa nova (acho que só o Deadpool 2 lá pelo 9 ou 10 lugar – eu gostei bem mais do que a varanda)
    mas eu gostaria de destacar meu top 3 piores do semestre:
    3) o Amante duplo – um cine privê que se leva sério.
    2) Jogador numero 1 – Meu deus, o que aconteceu com o Spielberg!!!
    1) Sense 8 – episódio final – ok não é filme, mas é ficou um quase-filme pelo formato adotado – eu, como o Michel precisei parar algumas vezes e assistir em velocidade acelerada a última hora!!!

    Curtir

  3. Sobre diretores de animação que migram para o live action, acho que um caso recente que se destaca é o da dupla Phil Lord e Chris Miller, que começaram na animação (Tá Chovendo Hambúrguer, Uma Aventura Lego) e intercalaram com trabalhos em live action (Anjos da Lei 1 e 2).

    Na contramão, há os casos de cineastas consolidados que tentam experimentos na animação, como Zemeckis (captura de movimentos), Linklater (rotoscopia) e Wes Anderson (stop motion). E destaco também o divertido caso do George Miller, que vai de Mad Max a Happy Feet.

    Sobre os melhores do semestre, meu xodó até agora é 120 Batimentos Por Minuto. E, já que vale colocar na conta os lançamentos em streaming/VOD, outro dos meus favoritos desse ano é o épico indiano Baahubali 2: A Conclusão, que achei incrível e que entra fácil no meu top 10 do ano até agora.

    Abraços!

    Curtir

  4. Olá Varanda! Já começo concordando com o Tiago. Acho desnecessário mudar a tradução e criar algo completamente desvinculado do roteiro original somente para tornar a cena mais entendível para quem assiste. Acredito que para algumas pessoas que sabem um pouco da língua deva soar estranho. No meu caso, como não tenho domínio de nenhum idioma, fica perceptível quando é inserido alguma coisa comum ao nosso país, o que termina me deixando desconfiado do resto da tradução. Sobre “Os Incríveis 2” confesso que adorei. Não tive a mesma oportunidade de assistir o primeiro na época em que foi lançado e talvez isso justifique eu ter gostado muito mais desse. Ainda que tenha parecido obrigado trazer o filme para algumas discussões do momento atual, adorei a inversão do protagonismo para a mulher e discordo da não espontaneidade. Muito pelo contrário, soou tudo tão natural pra mim. Terminei o filme pensando nos pais quem tem filhas pequenas, deve ser uma experiência incrível. Se eu tivesse uma teria comprado a fantasia da mulher elástico e dito pra ela: “esqueças as bonecas, vá brincar de salvar o mundo porque você pode ser o que você quiser”. Quanto aos melhores do semestre, vou logo dizendo: “não me joguem da varanda, é só uma lista”. Um abraço!

    01) Me Chame Pelo Seu Nome
    02) Arábia
    03) Lady Bird – A Hora de Voar
    04) Daphne
    05) Trama Fantasma
    06) Entre Laços
    07) Baronesa
    08) Em Pedaços
    09) Desobediência
    10) Os Iniciados

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s