EP 131: Meu Amigo Totoro | Top Miyazaki | O Amante Duplo

[De Repente 30: Totoro]

O cinema de animação japonês produziu, há exatos trinta anos, três obras-primas que abriram diferentes caminhos no gênero: a ficção-científica sombria Akira, de Katsuhiro Ôtomo, o drama de guerra Túmulo dos Vagalumes, de Isao Takahata, e a fantasia Meu Amigo Totoro, de Hayao Miyazaki. Para comemorar, os varandeiros assistiram novamente a Totoro e comentam, neste episódio especial, o legado dos animes de 1988 (3:47), com direito a um Top Miyazaki (10:24).

Na segunda parte da conversa, o destaque é um dos principais filmes do Festival Varilux 2018: o thriller erótico O Amante Duplo (1:01:10), nova provocação do francês François Ozon. E, nas recomendações, o guilty pleasure Beyond Skyline. Bom podcast!

| Metavaranda |

O Amante Duplo | L’ Amant Double | François Ozon | 53

| Varandeiros |

Chico Fireman @filmesdochico
Cris Lumi @crislumi
Michel Simões @michelsimoes
Tiago Faria @superoito

| Cinema na Varanda nas redes sociais |

Facebook: facebook.com/cinemanavaranda
Twitter: @cinemanavaranda
Instagram: cinemanavaranda
e-mail: podcastcinemanavaranda@gmail.com

Anúncios

4 comentários sobre “EP 131: Meu Amigo Totoro | Top Miyazaki | O Amante Duplo

  1. Varandeiros,

    As vezes é difícil comentar neste espaço, afinal, Belém parece ter um delay no que diz respeito à lançamento de filmes. Felizmente, não é o caso dessa semana. Vamos lá…

    Vi Amante Duplo e gostei. Não amei. Porém me envolvi o suficiente com a trama nonsense. Uma das coisas que mais gostei no filme foram as composições das imagens, uma vez que, elas são tão irreais quanto a própria trama. Elas foram construídas de maneira que só podem existir dentro de uma mente. Ainda assim, não se pode deixar de concordar com vocês sobre o roteiro que trabalha para enganar o espectador e sobre o clima clean estabelecido pelo filme.

    Nota 6,0

    Abraços!

    Curtir

  2. Olá varandeiros, foi muito legal escutá-los falando sobre Totoro e o Miyazaki, pois tenho uma ligação muito forte com o cinema dele, do estúdio em geral, e do finado mestre Takahata, desde muito novo a cultura japonesa esteve inserida no meu dia dia, sendo lendo mangás, acompanhando seriados, e depois com mais cinefilia estudando o cinema do kurosawa e do Ozu (dois dos meus diretores favoritos). E depois de apresentar os filmes do ghibli para minha esposa, não tem pra ninguém o Miyazaki é o ídolo dela…
    Meu top seria:
    1 Viagem de chihiro
    2 Princesa mononoke
    3 Túmulo dos vagalumes
    4 Meu amigo totoro
    5 Nausicaä do vale do vento

    Obs: Vou queimar pauta, mas vou deixar meus dois preferidos do Takahata, Only yesterday e O conto da princesa kaguya. Desde já esperando pelo programa dele aos mesmos moldes deste.

    Muito Obrigado!!

    Curtir

  3. Oi, pessoal!
    Estou em dívida com esse cantinho e ultimamente não tenho conseguido ver os filmes discutidos (ou pelo menos ver a tempo de comentá-los por aqui). Além de sofrer do mesmo mal do Carlos Lira de morar “fora do eixo”; nesse sentido, a ‘Cinemateca da Varanda’ é um alento pra gente conseguir acompanhar vocês e já estou ansiosa pela próxima edição.
    Mas nesse ‘Varanda Origins: Totoro’, eu não poderia deixar de vir aqui comentar! Parabéns, vocês conseguiram ser tão queridos nesse programa quanto o filme, foi ótimo ouvir o carinho dessa discussão =)
    Particularmente, entrei nesse mundo de animações japonesas mais tarde, queria muito ter tido a sorte de andar nesse universo na infância. “Meu amigo/vizinho Totoro” se tornou meu favorito, justamente pela leveza com que a história é contada. E, em tempos de empoderamento, as personagens femininas nos filmes do Miyazaki são um exemplo; acho um ponto a se destacar, seja o grande número de protagonistas femininas, seja a relação igualitária que a gente vê nas obras.
    Enfim, os filmes que estou devendo desse top 5 (estou no grupo que adora um top 5) já estão separados para o próximo feriado. =)

    Abraços

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s