Episódio 106: Varanda Awards 2017

Quais foram os melhores filmes de 2017? E os piores? Essas são apenas duas das categorias em discussão no episódio especial que marca a segunda edição do Varanda Awards.
Hora de lembrar os momentos que marcaram o ano entre as categorias, já tradicionais, do nosso prêmio. Os varandeiros Chico Fireman, Michel Simões, Tiago Faria e Cris Lumi elegem, entre outros, as atuações inesquecíveis, os longas superestimados, os grandes filmes que não foram lançados no circuito brasileiro e aqueles que merecem ser jogados da varanda.

E mais: reunimos todos os convidados do ano que passaram pelo Cinema na Varanda para compor um top 10 especialíssimo. Concorda com o resultado? Discorda? Deixe sua opinião e aguarde o próximo Cantinho do Ouvinte. Bom podcast e feliz 2018!

Anúncios

23 comentários sobre “Episódio 106: Varanda Awards 2017

  1. O Varanda Awards 2017 foi maravilhoso, como eu ri! O melhor episódio do ano, 2017 já pode acabar. Varandeiros, um Feliz Ano Novo pra todos! Que vocês continuem nos presenteando com esse podcast sensacional, e que 2018 seja um ano tão bom de filmes quanto 2017. Queria também agradecer, pois, a varanda me fez praticamente morar nos cinemas este ano, e pretendo fazer um puxadinho em 2018. E ainda fiquei tão feliz com a escolha da categoria que dei um grito, por sorte ninguém acordou. Vida longa ao Cinema da Varanda. Desejo a todos vocês um novo ano repleto de realizações, sucesso, saúde e muitos filmes bons. Um ano com mais amor. Um abraçaço! 2018 já pode vir.

    Curtir

  2. E ai Varandeiros! Esse ano fiquei meio ausente por aqui, inclusive tiveram vários filmes que imagino que sejam muito bons e ainda não consegui ver, como Bom Comportamento, Twin Peaks ou It – A coisa. Mas vou deixar meus votos por aqui e aproveito pra desejar um 2018 maravilhoso pra todos nós!

    Prata da casa: Martírio
    Despencou da Varanda: Já não me sinto em casa nesse mundo/ Soundtrack
    Prometeu, mas não cumpriu: Doentes de amor
    Tamanho não é documento: Além das palavras
    Surpresa do ano: O Ornitólogo, bom e Mãe, ruim.
    Toda unanimidade é tola: Eu, daniel blake.
    Quem te viu, quem te vê: A garota desconhecida
    Premio Glória Pires: A mulher que se foi
    Guilty pleasure: Mistério na costa chanel
    E aí meu irmão, cade você: Projeto Flórida
    A bomba que não explodiu: Kong Ilha da Caveira
    E se eu tivesse um travesseiro: Paterson
    Blockbuster do ano: Mulher Maravilha
    Chegou, chegando: Corra!
    Atriz do ano: Daniela Vega por A mulher fantástica e menção honrosa pra Nicole Kidman.
    Ator do ano: Casey Affleck/ James McAvoy e menção honrosa pro Andy Serkis.
    Meu top 10 do ano:
    1) Manchester a beira mar
    2) La la land
    3) Personal shopper
    4) Nocturama
    5) John wick – um novo dia para matar
    6) Corra!
    7) Uma mulher fantástica
    8) O ornitólogo
    9) Silêncio
    10) Toni Erdmann
    Menção honrosa: Era o hotel cambridge

    Curtir

  3. Super episódio, pessoal!!! Tenho que confessar que o ano de 2017 teve produções tão marcantes quanto 2016, então eu vou deixar aqui os meus favoritos desse ano (dividi a lista em 2, uma é a do circuito e a outra é a do streaming) que vai ficar gravado na memória com as grandes lembranças do melhor que o cinema nos mostrou. E que 2018 traga mais filmes excelentes e memoráveis. Viva a sétima arte!!!

    top 10 do circuito

    1. Toni Erdmann
    2. Na Praia à Noite Sozinha
    3. Manchester à Beira-Mar
    4. Paterson
    5. Martírio
    6. Personal Shopper
    7. Corra!
    8. Bom Comportamento
    9. O Ornitólogo
    10. A Mulher que se Foi

    top 10 streaming/VOD

    1. Certas Mulheres
    2. Nocturama
    3. Loving
    4. Okja
    5. Três
    6. Quase 18
    7. Marjorie Prime
    8. Rainha da Terra
    9. A Longa Caminhada de Billy Lynn
    10. Christine

    Curtir

    1. nota:
      “Twin Peaks: O Retorno” fica como hors concours porque é impossível incluir um trabalho tão especial e único como esse em uma lista tão despretensiosa. E acho que é meio óbvio que se trata do maior evento do ano rsrs

      Grande abraço, pessoal da varanda!!!

      Curtir

      1. E, aliás, eu acho que nem os 10 primeiros filmes juntos dessa minha lista se comparam a um dos dezoito fantásticos episódios de Twin Peaks, certamente é o FILME DO ANO!!! rsrsrs

        Fiquei muito contente de ver que acabou entrando em primeiro (merecidíssimo) lugar na lista de todos vcs 🙂

        Curtir

  4. E graças a Deus (a.k.a. David Lynch) que esse ano a gente teve Twin Peaks, que coisa boa é ter esse gênio de volta. Sobre considerar filme ou não, acho que, como o Chico falou, é um trabalho que possui muito das técnicas do cinema (sem falar que estamos falando do primeiro trabalho audiovisual de grande porte em 10 anos de um dos maiores cineastas), e fato é que foi planejado como um filme de 18 horas, ter sido exibido como minissérie não o torna menos significante/influente como um trabalho de cinema. Pra mim, foi uma experiência tão cinematográfica quanto espiritual, digamos, e com certeza vai deixar 2017 marcado. Lindo demais.

    (quando tiver um tempinho, recomendo ler esse artigo aqui, sobre uma “possível continuação”: http://www.indiewire.com/2017/10/twin-peaks-season-4-mark-frost-david-lynch-showtime-1201891106/)

    Curtir

    1. Lucas,

      Obrigado pela participação de sempre, e pelo entusiasmo nessa postagem, mas realmente TP é de causar empolgação mesmo. Essa história de continuação pode ser balela, vamos aguardar os fatos.

      Ótimas suas escolhas para ambas a lista, gostei que vc destacou o To ai, já não compartilho a mesma opinião com o do Ang Lee.

      Feliz Ano Novo, e até semana que vem rs

      Curtido por 1 pessoa

  5. Olá, Varandeiros! O Varanda Awards de 2017 foi maravilhoso!

    Adoro o fato de cada um de vocês interpretar o título das categorias de forma diferente. Mas confesso que fiquei com um pouco de dó do Michel, que viu todo o seu planejamento ir por água abaixo já na primeira premiação, quando uma nova categoria foi criada em tempo real!

    Para mim, o prêmio Coisinha do Coração vai para “Na praia à noite sozinha” e o Chegou Chegando para “Columbus”, mas reconheço que, se for para considerar o impacto causado na indústria, “Corra!” é mais merecedor.

    Parabéns pelo programa e grande abraço.

    Curtir

  6. Olha eu aqui como prometido. Já deixei um comentário no face nos aspectos gerais, mas pegando um gancho de sugestões para “novos quadros” dentro do Cinema na Varanda para 2018, eu sei que vocês possuem um repertório gigantesco e bem amplo de tudo o que já foi produzido no cinema e seria bem interessante abordar uma paixão que tenho que é a do home vídeo – um mercado legal e que vem trazendo grandiosidades para cinéfilos e apaixonados por cinema. Todo mês distribuidoras fazem trabalhados caprichados e acredito que, em um episódio por mês, por exemplo, poderiam comentar sobre o que acham ou gostam, ou acreditam ser grandes achados; e assim, grandes cineastas ganham a possibilidade de dar as caras na Varanda e vocês pincelarem sobre eles. Por exemplo, a distribuidora Obras-Primas do Cinema acabou de lançar um box lindo em DVD de diversos filmes do Buster Keaton e a Versátil acabou de soltar um terceiro volume do Ozu chegando a 17 filmes do japonês lançados. Vejo esses ganchos como grandes oportunidades de “pincelar” um pouco o que vocês acham sobre esses cineastas, além de quando percorrem gêneros bem específicos, como cinema Noir que em breve a Versátil terá 60 filmes lançados. Já acho a amplitude da varanda inigualável, esse seria um passo adiante que eu sei que vocês tirariam de letra. Abraços, continuem excelentes como sempre foram.

    Curtir

    1. Vou deixar meu comentário aqui só pra reforçar que adorei a sugestão do nosso querido Henrique Miura, e com certeza seria um excelente novo quadro pra varanda. Cada vez mais valorizo esses esforços de home video, que fazem a alegria dos cinéfilos colecionadores, e esse final de ano tem sido especialmente bom nesse quesito.

      Ótimo episódio de gala este Varanda Awards 2017, só senti falta de uma menção ao Silêncio, do Scorsese, pra mim de longe o melhor filme lançado nos cinemas brasileiros nos últimos anos.

      Abraços, e feliz 2018!

      Curtir

  7. Olá varanda!

    Muito obrigado pelo prêmio Henrique Miura!! Me vejo obrigado a fazer uma nota a respeito do comentário que vocês escolheram.

    Eu não sou o primeiro a dizer isso aqui. Vários já comentaram a respeito do “clima de família” que tem nesse podcast. Acho que é por causa da informalidade, da leveza com a qual os filmes são discutidos, do respeito por opniões divergentes sobre um trabalho… O fato é que nós, ouvintes, temos a sensação de estarmos participando junto com vocês nessa mesa redonda. E ouvindo o podcast toda a semana, vamos aos pouquinhos nos sentido íntimos dos varandeiros. Esse sentimento de intimidade foi o que motivou fazer essa brincadeira de roteiro de filme, colocando as peculiaridades e características que vocês vão deixando transparecer no decorrer dos episódios.

    Deixo meu desejo de um feliz ano novo, e que continuem nos brindando com discussões de tão alto nível!

    Um abraço,
    Renato

    ps: não posso deixar passar minhas escolhas!

    Melhor filme: La la land.
    Melhor ator: James McAvoy em Fragmentado.
    Melhor atriz: Viola Davis em Fences (nos EUA estreiou em dezembro mas no Brasil foi esse ano, então acho que está valendo, não?).

    Curtir

    1. Aliás, meu top 10 do ano no circuito:
      1- Toni Erdmann
      2- Nocturama
      3- John Wick 2
      4- Fragmentado
      5- Na Praia à Noite Sozinha
      6- Manchester à Beira-mar
      7- Guerra do Paraguay
      8- A Mulher Que Se Foi
      9- Paterson
      10- Beduino

      Muitas menções honrosas, porque foi um ótimo ano: Bom Comportamento, Corra!, Z, Personal Shopper, Resident Evil 6, Certas Mulheres, Three, O Ornitólogo, Aliados, Filho de Joseph, Colo, Planeta dos Macacos, Apesar da Noite, Martírio.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s