Episódio 102: Os Mortos-Vivos se Divertem

As comédias de terror dominam a Varanda! Entre risos e sustos, e filmes que quase sempre apostam na despretensão, os varandeiros Chico Fireman, Cris Lumi, Michel SImões e Tiago Faria fazem o Top 5 (43:21) do subgênero entre os longas lançados nos anos 2000.

Em debate, dois filmes que chegaram aos cinemas ou streaming recentemente e que se encaixam bem nesse universo: A Babá (18:06), do diretor McG, e A Morte Te Dá Parábens (32:12), de Christopher Landon.

No Boletim do Oscar (7:19), a lista comentada dos indicados ao Independent Spirit Awards. E mais: Cantinho do Ouvinte, Recomendações (1:03:24) com séries, mostras e dois filmes nacionais prestes a chegar aos cinemas, e, no Varandeiro do Zodíaco, o cinema dos sagitarianos. Bom podcast!

METAVARANDA (média das notas dos filmes da edição)

A Babá | The Babysitter | McG | 58
A Morte te dá Parabéns | Happy Death Day | Christopher Landon | 48

Gravado na segunda-feira, 27 de novembro, na varanda do Michel.

Anúncios

14 comentários sobre “Episódio 102: Os Mortos-Vivos se Divertem

  1. Que bom que o Top 5 voltou! Eu acho que comédia e terror têm tudo a ver porque são os dois gêneros mais subversivos do cinema. São os que quebram barreiras com mais naturalidade. O escárnio e a crítica aos costumes está na alma desses gêneros. A lista de vocês ficou bem legal. Aqui vai a minha:
    1 – Arraste-me para o Inferno
    2 – Corra
    3 – Todo Mundo Quase Morto
    4 – A Visita
    5 – Bubba Ho-Tep

    Curtir

  2. Olá a todos!
    Excelente episódio e voto na continuação dos “top 5”..
    Assisti “A Morte está de parabéns”, e a única coisa que realmente gostei foi da idéia do filme. Achei o filme insuportável, tive vontade de abandonar a sessão só não fiz pq existia uma pontinha de esperança de que algum super plot twist ocorresse e mudasse toda a experiência.
    Inclusive coloquei o filme na minha lista “Se eu fosse vc não assistiria..” no meu Letterboxd…
    Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o filme “A Noiva”, chegaram a ver?
    Achei o filme fraco, mas um pouco melhor que “A Morte te da Parabéns”.
    Ótima semana a todos!
    Beijos

    Curtir

  3. Mais um ótimo episódio, varandeiros.
    Não vi A Morte tá de Parabéns, mas sobre A Babá acho que vocês resumiram perfeitamente: chega um ponto em que ele não tem mais surpresas e o McG não tem a melhor mão pra terror, mas acho o filme ok.
    Na verdade vim aqui para fazer um apelo: Tiago, por favor, volte a atualizar o seu letterboxd! Antes de sair o podcast da semana eu sempre stalkeio os perfis de vocês pra tomar um spoilerzinho das notas heheh

    Curtir

  4. Parabéns atrasado pelo episódio 100. Escuto vcs desde a corrida do Oscar do ano passado mas tenho certa preguiça de comentar os episódios. Só resolvi comentar agora porque de uns episódios pra cá, reparei que certas vezes as análises de vcs ficaram classificando demais os filmes, por exemplo ”cartilha de Sundance” que vcs falaram muito no episódio do Bom Comportamento se não me engano. Pra mim a ”cartilha de Sundance” valorizava filmes que ficavam no limiar entre drama e comédia, trilhas sonoras indies e famílias disfuncionais, mas da forma como vcs usaram esse termo durante o episódio pra classificar alguns filmes acabou me gerando mais dúvidas, então a minha sugestão seria um episódio discutindo sobre as cartilhas dos principais festivais/premiações do mundo. abçs

    Curtir

  5. Varandeiros,

    Particularmente achei “A morte tá de parabéns” – título do Michel – melhor do que A Babá.

    Não que isso signifique muita coisa, obviamente, afinal, ambos são rasos como cinema.

    Mas, o modo de endereçamento da Baba realmente não funcionou comigo. De tal modo que não consegui entrar na narrativa em nenhum momento.

    Diferentemente da “Morte tá de parabéns”, que prendeu-me na história um tanto quanto já conhecida e, de forma despretenciosa, brincou com às referências óbvias que trás de outros filmes (melhores por sinal)… Em síntese, achei o filme mais redondo e divertido.

    Curtir

  6. Eu não tenho um Top tive de terrir. Mas, certamente, Shyamalan, com A Visita, estaria na cabeça da lista no momento. Achei o filme bem melhor na revisita, diferentemente de Corra, que na revisita que fiz, perdeu espaço como obra.

    Curtir

      1. Tiago,

        A verdade – pra mim, obviamente – é que Corra não tem um plano memorável como o conjunto de planos da sequência final de A Visita… Sem contar o plano sequência próximo do final que é uma verdadeira obra-prima de tão lindo.

        Claro que isso não tira os méritos de Corra, mas A Visita, pra mim, é até melhor do que Fragmentado, por exemplo.

        Abraços!

        Curtir

  7. Eu acreditava já conhecia o gosto de vocês e isso me causou espécie quando comecei a escutar este episódio… Bom, a surpresa foi diluindo-se enquanto eu os ouvia, e tudo voltou ao normal depois das críticas negativas e as esperadas baixas notas do metavaranda. Digo isso pois realmente me surpreendi ao perceber que vocês perderiam um episódio inteiro para falar de filmes que vocês normalmente não gostam – cometo um erro ao afirmar isso? não há menção de filme equivalente na lista do episódio 100. De qualquer forma entendo que estas últimas semanas não há muitos bons filmes ou festivais para serem comentados nos episódios, e por isso eu desculpo vocês (kk!). Talvez nestes hiatos vocês poderiam escolher um diretor, um movimento cinematográfico ou ainda a filmografia de uma país, etc., para comentarem, ao invés de perder tempo com um tema meio fora do perfil de vocês… De qualquer forma foi legal ouvir… É meio contraditório… Mas é isso. Um abraço!

    Curtir

    1. Resumindo, Jackson: foi ruim, mas foi bom, rs.

      Brincadeira à parte, não temos problema com nenhum gênero em específico e, se você parar pra notar, tanto eu quanto o Chico gostamos de ‘A Babá’ (e de vários filmes parecidos – ‘John Wick 2’ está na minha lista de melhores do ano e muito possivelmente na dele também). Talvez o episódio tenha sido importante para mostrar esse outro lado da varanda, que geralmente fica abafado na discussão dos lançamentos maiores ou mais populares da semana. Não acho que tenhamos perdido tempo, mas… Sua opinião é muito válida pra nós, claro.

      Abração!
      Tiago.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s