EP 74: Melhores Filmes entre os Melhores | Franquia Alien & Alien: Covenant

A Lista do Chico

Quais são os melhores entre os melhores? Centenas de cinéfilos, críticos e cineastas foram convocados por Chico Fireman a votar nos seus 20 filmes preferidos (43:24). Chegar à lista completa deu um trabalhão ao nosso varandeiro, mas finalmente esse consenso ficou pronto e será divulgado no blog Filmes do Chico. No podcast, antecipamos os vinte mais bem colocados, com comentários dos varandeiros Michel Simões e Tiago Faria.

Antes disso, o alienígena mais temido do cinema é tema dessa semana. E, como não temos Ripley para no ajudar a combatê-lo, buscamos um reforço de peso: é o retorno de Gustavo Joseph (@mordomoeugenio) ao podcast. O bate-papo, também com Cris Lumi, relembra pontos e negativos da franquia, com destaque para o novo Alien: Covenant (12:32).

E mais: Cantinho do Ouvinte e recomendações com games, mostra de filmes, e dois talk-shows brasileiros que merecem atenção. Bom podcast!

METAVARANDA (média das notas dos filmes comentados na edição)

Alien: Covenant | Ridley Scott | 45

21 comentários sobre “EP 74: Melhores Filmes entre os Melhores | Franquia Alien & Alien: Covenant

  1. Falando da lista do Chico… Demais essa iniciativa dele! Com cwetwza vou descobrir muitos filmes que ainda não vi. Tenho certeza disso, porque eu mesmo devo estar entre os campeões de filmes com um voto só. E olha que acabei deixando de fora outros que, muito provavelmente, não seriam escolhidos por mais ninguém, como ‘A Espada da Maldição’, ‘Pelos Caminhos do Inferno’, ‘Os Amigos de Eddie Coyle’ e ‘O Barco: Inferno no Mar’ (tô arrependido até agora de não ter selecionado esses!). Também segui essa lógica de escolher um filme por diretor, mas dos que eu escolhi, só ‘Psicose’ entrou nos Top 20. Como todos aí, sou muito fã do Hitchcock e entendo e concordo com ‘Um corpo que cai’ no topo da lista. Questão de gosto. Tenho carinho por filme B e ‘Psicose’, para mim, é o melhor filme B já feito. Ah, fiquei muito surpreso em não ver nenhum do Kurosawa (o Akira) nos top 20. Sofri tanto para escolher só um e nenhumzinho dele chegou ao top 20!

    Curtir

    1. Já eu senti falta do Godard, do Rohmer, do Demy, do Tarkovski, do Sganzerla… O top 10 ficou bem diferente do meu, mas, felizmente, ‘Um Corpo que Cai’ acabou salvando a pátria rs. Abraço!

      Curtir

  2. Varandeiros,

    Sobre o primeiro colocado da lista do Chico…

    É sempre bom lembrar que Um Corpo que cai (um dos melhores nomes de filme em português de todos os tempos) teve críticas dúbias na época e foi visto por muitos como uma trama superficial.

    Mas, depois de um tempo, diante da boa receptividade pelos estudiosos franceses, o filme ganharia status de obras-prima.

    Hoje, é, no meu ponto de vista, o melhor filme do Alfred.

    *Meu primeiro filme seria 2001, pois revolucionou o gênero que mais gosto, a ficção científica.

    Curtir

  3. Sobre Alien Covenant…

    O Alien original é um filme de terror que flerta fortemente com a ficção científica (eu não concordo muito com a ideia de ser contrário).

    Já Prometheus é uma ficção científica que flerta com o terror espacial.

    Parece-me que Mr. Scott sentiu-se incomodado com o fato das pessoas e parte da crítica, ao verem Prometheus, quererem mais Alien e menos ficção.

    Foi desta forma que nasceu Covenant…. Um filme que tenta unir a ficção de Prometheus com o terror espacial de Alien e, infelizmente, não teve profundidade e sucesso em nenhuma delas.

    Isto não significa que o filme seja ruim, como a internet vinha propagando, de modo especial a crítica no Brasil.

    Apenas quer dizer que o filme não é tão bom quanto poderia ser.

    Para mim, além da trama corrida e irregular, Covenant peca em abrir mão de um personagem deveras interessante… Dr. Shaw, obviamente.

    Ela é um personagem complexo e que poderia ser brilhantemente explorado na continuação, já que ela é a fé e razão habitando num mesmo Corpo.

    Apesar disso, há um ponto forte no filme. Covenant responde uma pergunta feita em Prometheus de forma sutil ainda que direta.

    Por que os engenheiros queriam destruir os humanos?

    A resposta está em David… Quando a criatura torna-se maior do que o criador, significa que ambas não podem conviver juntas.

    Abraços amigos!

    Curtir

  4. Amei a lista. Estou em processo de reflexão para entender o que aconteceu com o Capra, porque o pessoal esqueceu dele. Esperando a lista maior no blog do Chico pra ver onde ele aparece. =(

    Curtido por 1 pessoa

  5. Estou adorando esse podcast e não acredito que não conhecia desde o início. Fiquei órfão de podcasts de cinema depois do fim do pod do Cinema em Cena mas já me sinto adotado novamente.

    Sobre o filme mais recente da franquia do parto: acho que não é o pior do ano mas pra mim sem dúvida é a maior brochada até agora. Sei que não tenho mais idade pra me enganar com publicidade, mas fui ao cinema crente de que o alien estaria de volta à forma antiga de suspense e um terror honesto. Acho que ele constrói muito bem isso até o primeiro ataque, só que a partir daí entra o plot do dr David Frankenstein (livro que, lembrando, ~curiosamente é também conhecido como “Prometeu moderno”) e eu fiquei com a impressão de que esse aspecto filosófico interessava muito mais o Ridley Scott do que o alien em si. Pra mim é o pior da franquia até então, que partiu de dois grandes filmes e foi decaindo a partir daí.

    Curtir

  6. fala varandeiros,, lista ficou o aço, bem diversa!
    resolvi fazer a minha lista kkkk tentei me adequar a um filme por diretor, mas Coppola, Kubrick e Scorsese não deixaram eu fazer isso kakaka.
    não tá em ordem, apenas os 4 primeiros.. o resto não tenho certeza de q posição colocar.. mas tai 15 filmes q considero:

    Magnólia
    A Doce Vida
    Pulp Fiction
    Laranja Mecânica
    O Poderoso Chefão
    Cidade dos Sonhos
    Um Corpo Que Cai
    Clube da Luta
    Apocalypse Now
    Taxi Driver
    Os Bons Companheiros
    Cisne Negro
    O Demônio das Onze Horas
    Minha Noite Com Ela
    2001/ De Olhos Bem Fechados

    Curtir

  7. Tiago, Michel e Chico…

    Que tal trazer O Rastro para discussão da Varanda. Ainda não vi, mas verei pada valorizar a tentativa de explorar um gênero pouco usual no cinema brasileiro, ainda que tenhamos um dos ícones do cinema mundial neste gênero – Zé do Caixão.

    Curtir

  8. Varandeiros, poderiam falar um pouco dessa polêmica Netflix x Cannes? Acho importante discutir esse assunto. Tinha esquecido de comentar mais cedo, aí acabei de entrar no twitter e ler sobre problemas técnicos na exibição de Okja, do Joon-ho Bong/Netflix, em Cannes, e sobre vaias/aplausos quando o logo da empresa surge em tela. Essa confusão na sessão do filme foi boa pra me lembrar de comentar aqui, heh.

    Curtir

  9. Maratona total de Cinema na Varanda, ouvi os últimos 4 episódios hoje e tirei o atraso ❤ senti falta da Crissss… Crisss, cadê vc???! E vou reivindicar meu direito em empatar com o Gustavo, ele foi 4 vezes??? Preciso de mais 2 para empatar. Beijooo adoro vcs! estão muito feras. E praticamente todos os meus filmes entraram na lista do Chico.

    Curtir

  10. Que Top 20!!!! Alguns pra mim completa novidade, preciso correr e muito pra pegar esse trem. Não sei se cabe, mas senti falta de “A Malvada”, “Os Sapatinhos Vermelhos”, “O Sétimo Selo” e “O Segredo de Brokeback Mountain” nessa lista. Mas, é tanta obra-prima que fica realmente difícil algum desses entrar. A respeito de “Alien: Covenant”, acho que só eu mesmo tive a sensação de que o roteiro de “Passageiros” se fundiu com o de “Prometheus” e virou “Alien: Covenant”. Resultado, não me agradou muito. Até hoje me pergunto porque “Prometheus” se chama “Prometheus” e não “Alien alguma coisa”. Estava com saudades de comentar, mas estou tirando o atraso dos episódios ainda. Abraços.

    Curtir

Deixe um comentário