Os Velozes e a Furiosa
Vrummm! A Varanda entra no ritmo acelerado da franquia que bate recordes de bilheteria a cada filme. Chico Fireman, Michel Simões e Tiago Faria batem um papo sobre Velozes e Furiosos 8 (13:32) e relembram os capítulos anteriores da série. Sem tirar o pé do acelerador, elegem os melhores filmes de ação dos anos 2000 (35:33), em mais um clássico Top 5 da Varanda.
Martírio (1:06:42) está em cartaz nos cinemas, e trazemos as impressões sobre esse poderoso documentário brasileiro sobre décadas de perseguições e massacres dos índios Guarani Kaiowá. E mais: um Cantinho do Ouvinte repleto de comentários e, com Cris Lumi, recomendações ecléticas: tem filmes, séries, música e festivais para ficarmos de olho. Bom podcast!
METAVARANDA (média das notas de filmes comentados na edição)
Velozes e Furiosos 8 | The Fate of the Furious | F. Gary Gray | 51
Martírio | Vincent Carelli | 75
Gravado na segunda-feira, 17 de abril, na varanda do Michel,
Varandeiros e varandeira Cris…
Muito joia o programa e, poderia assim dizer, um belo exemplo de contra-discurso dentro da crítica cinematográfica, afinal, o normal é a crítica “cega” avaliar os filmes de ação como sub-cinema/sub-arte.
Óbvio que os anos provavelmente apagarão fenômenos de público como Velozes e Furiosos e alçarão a obras-primas filmes como Kill Bill… Mas é o tempo que fará isso… Ou não.
Ainda sobre filmes de ação, confesso que não tenho a menor condição de classificar filme como de ação, pois é uma categoria (inventada) deveras gigante e inespecífica, quase como família dentro da categoria linena (na biologia).
Para terminar, aqui em Belém só estreiou Velozes e Furiosos. No circuito alternativo finalmente pude ver Manchester a beira-mar… Que lindo filme amigos!
Abraços e boa semana.
CurtirCurtir
Esse preconceito é bobo, mas ainda existe principalmente na crítica mais ‘mainstream’. O tempo dirá.
Abraço!
CurtirCurtir
Estou em processo de reflexão para entender porque eu gostei tanto de um episódio que ficou quase metade falando sobre Velozes e Furiosos. Com a brecha do F. Gary Gray (ou “o Gray que deu certo” – *provocação gratuita*) ter dirigido isso daí, poderia ter rolado um top 5: 1) Straight Outta Compton, 2) Uma Saída de Mestre , 3) O vingador, 4) A negociação e 5) Be Cool.
Eu penso que quem gosta de cinema, no nível hard da coisa, não tem essa restrição de gênero – transita por todos eles com fluência; podendo ter ou não maior afinidade mais por movimentos cinematográficos do que por gêneros (acho que o gênero serve para para guiar quem gosta de gênero, não quem gosta de cinema – em sua essência, sem querer soar blasézão). Achei a defesa do gênero por vocês muito boa.
Sobre o top, achei até que deixaram o gênero bem abrangente; não sei por quê, mas Kill Bill em ação me surpreendeu (mas pensando enquanto falavam, faz todo o sentido). Acho que as colocações sobre a importância do John Woo nos anos 90 foram bem pertinentes; para fazer top filmes de ação teria que tirar ele da disputa, pois eu já colocaria pelo menos 3: O alvo, Fervura Máxima e A Outra Face (auge da euforia fanática por Nic Cage). Eu vou até contracorrente, pois o que para muitos é o pior Missão Impossível pra mim é o melhor, justamente o 2, dirigido por ele – com grife e tudo.
Aproveitando a brecha que deixaram, Rian Johnson precisa ser descoberto e Looper brevemente se tornará um cult (as futuras gerações farão justiça por esse filmaço).
Um abraço e agora só falta eu conhecer (pessoalmente) o Chico da Varanda. Adoramos (eu e família) a Cris!!
CurtirCurtir
Muito legal seu comentário, Henrique. Gostei muito de gravar a edição desta semana, acho que o papo ficou solto e interessante. Bom saber que ficou agradável de ouvir.
Abraço!
CurtirCurtir
Bem legal esse posicionamento de vocês quanto aos filmes de ação. Não sei o porque desse preconceito que acho tão bobo, afinal, a contribuição desses filmes para a engenharia cinematográfica é enorme. Adorei também sobre a definição do que é um filme bom ou ruim. Como vocês disseram, não existem fórmulas prontas. É claro que existe a técnica, mas o diálogo estabelecido entre o espectador e a tela transcende qualquer tipo de classificação. A experiência vivenciada pelas pessoas a cada filme assistido é algo único. Queria citar a minha experiência ao vê esse ano “Sete Minutos Depois da Meia-noite”, terminei a sessão em lágrimas, pois, pela primeira vez me dei conta de que minha mãe é mortal, e que ela pode ir embora a qualquer momento, e pensar a vida sem ela me fez refletir bastante. Não sei quanto as outras pessoas, mas eu tenho a fragilidade de pensar que os pais serão sempre fortes e eternos. Pra mim foi uma experiência sem igual. Por outro lado, vejo também a importância das listas como ferramentas de descobertas e acesso a filmes, como um referencial mesmo. Descobri muitas coisas através de listas, filmes que amei e outros que nem tanto. Por isso adoro listas, embora ela traga uma condição de pessoalidade que pode ou não cruzar com o teu gosto, elas sempre trazem a todos os instantes algo novo ou desconhecido. Pra não me alongar tanto termino dizendo que o episódio foi muito gostoso de ouvir, foi ótimo. Pra completar, vai perdoando a intromissão Tiago e pede desculpas para o Michel, mas fiquei numa curiosidade que só. Terminei catando todos os episódios e fiz o ranking dos filmes que vocês pontuaram. Do total, houveram nove empates. Segue a lista, com a nota e o nome do filme.
82 | Toni Erdmann
80 | Nocturama
79 | Manchester à Beira-Mar
75 | Quase 18
75 | Martírio
74 | La La Land – Cantando Estações
74 | Personal Shooper
72 | Logan
71 | Fragmentado
70 | Invasão Zumbi
70 | Moonlight – Sob a Luz do Luar
70 | O Ornitólogo
68 | A Qualquer Custo
68 | O Filho de Joseph
65 | Silêncio
60 | Estrelas Além do Tempo
59 | Eu, Daniel Blake
58 | Um Limite entre Nós
58 | Kong – A Ilha da Caveira
57 | À Sombra do Medo
55 | Até o Último Homem
55 | T2 Trainspotting
51 | A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell
51 | Velozes e Furiosos
50 | O Apartamento
49 | Jackie
47 | Docinho da América
44 | Minha Mãe é Uma Peça 2 – O Filme
44 | A Bela e a Fera
42 | Capitão Fantástico
35 | Cinquenta Tons Mais Escuros
30 | Animais Noturnos
30 | Passageiros
29 | Lion – Um Jornada para Casa
20 | Já Não Me Sinto em Casa Nesse Mundo
CurtirCurtir
Opa, Vitor, nem eu sabia que ‘A Bela e a Fera’ estava empatada com ‘Minha Mãe é uma Peça 2’. Que coisa. Quem são essas pessoas que dão essas notas? Rs.
Obrigado pelo comentário. Abraço!
CurtirCurtir
Oi, pessoal. Queria colocar filmes de ação que eu adoro e que não entraram na lista de vocês. O Chico até falou de Exilados, meu preferido do Johnnie To, mas vocês escolheram o Três. Bom, tirando esse…
Comando Final – Yip Wai Shun
O Hóspede – Adam Wingard
Matança Necessária – Jerzy Skolimowski
Por Que Você Não Vai Brincar no Inferno? – Sion Sono
Operação Invasão – Gareth Evans
CurtirCurtido por 1 pessoa
Dicas anotadas, Rafael. Abraço!
CurtirCurtir
Anotei as dicas também. Um filme que chame “Matança Necessária” não pode ser descartado nunca.
CurtirCurtir
Não sabvia do titulo em portugues Matança Necessária (Essential Killing), que baita filme!
CurtirCurtir
Ótimo podcast, bem legal falarem desse preconceito que uma galera tem com cinema de ação. Essa mente fechada pra filmes “para a massa” é um elitismo muito tonto que só prejudica quem pensa dessa maneira, cinema é cinema e se limitar a assistir só um tipo de filme faz você perder muita coisa boa. Enfim, aqui meu top 5 dos filmes de ação atuais:
1. Por Que Você Não Vai Brincar no Inferno? – Sion Sono
2. SPL 2 – Soi Cheang
3. Love Exposure – Sion Sono
4. Resident Evil: Retribuição – Paul W. S. Anderson
5. John Wick – Chad Stahelski
CurtirCurtir
Boa lista, Rodrigo. Não incluí o ‘Resident Evil 5’ na minha porque acho que fica muito na fronteira com sci-fi. Mas tem excelentes cenas de ação, realmente.
Abraço
CurtirCurtir