Episódio 40: Melhores do Século 21 (Agora É Nossa Vez!)

A BBC reuniu críticos de vários lugares do mundo para escolher os melhores filmes lançados do ano 2000 para cá. O resultado foi uma longa lista que deixou muito cinéfilo inconformado.Neste episódio especial, Chico Fireman, Michel Simões e Tiago Faria analisam o ranking e topam o desafio de eleger os filmes do período que entrariam num top 10 do trio.

Que filme ficará em primeiro lugar entre os melhores do século? Quais foram injustamente esquecidos pelos votantes? A seleção da BBC serve de pretexto para uma conversa sobre alguns dos anos mais importantes da vida de cinefilia dos varandeiros. Bom podcast!

EXTRAS

A lista da BBC
Os votantes da lista da BBC

Gravado em algum dia de setembro, na varanda do Michel.

Anúncios

21 comentários sobre “Episódio 40: Melhores do Século 21 (Agora É Nossa Vez!)

  1. Ola varandeiros!Sou um ouvinte assíduo,mas um comentarista ausente,já que esse é só o meu segundo comentário.Gostei dessa lista,apesar da ausência do melhor filme dessa década(Scott Pilgrim contra o Mundo) e confesso que não sou um grande fã de Mulholland Drive,mas ainda assim,é uma boa lista.E vocês repararam que não tem nenhum filme do Iñarritu?Ele com certeza jogou o computador da varanda depois que viu a lista.Sem mais delongas,vou fazer um top 5,pra deixar a leitura de comentários mais rápida.Vamo lá:
    1.A Viagem de Chihiro(minha animação favorita)
    2.Bastardos }inglorios
    3.Scott Pilgrim contra o Mundo
    4.Dogville
    5.Toy Story 3(é nóis Chico)
    Parabéns pelo podcast.Prometo deixar de ser preguiçoso e comentar mais vezes.Abraços.

    Curtir

  2. Não sei se gosto menos da lista da BBC pelo o que ela colocou (é Nolan demais pro meu gosto) ou pelo que ela deixou de fora.

    Meus 10 favoritos.
    1 – Cidade dos Sonhos
    2 – Tabu
    3 – O Cavalo de Turim
    4 – Para sempre Lilya
    5 – A imagem que falta
    6 – Elefante
    7 – O filho da noiva
    8 – O quarto do filho
    9 – Sangue Negro
    10 – Gangues de Nova York

    Curtir

  3. Mais um excelente podcast (e excelentes listas). E eu adoro listas por ano/década/século então acharia +qd+ se vocês fizessem mais podcasts especiais nesse estilo (favoritos dos anos 90, 80…). Tenho várias coisas a comentar:
    1- Não tenho coragem de fazer uma lista. Mas ela provavelmente seria uma mistura da minha lista de “ignorados pela BBC”, como Love Exposure (Sion Sono), Dançando no Escuro (von Trier), Gravidade (Cuarón), Um Filme Falado (Manoel de Oliveira), O Som ao Redor (KMF) com os meus queridinhos que foram lembrados (Boyhood, Cidade dos Sonhos, Sangue Negro, Dogville…).
    2 – Inside Llewyn Davis provavelmente é meu favorito dos Coen, e não me surpreendi com a posição na lista porque sempre vejo alguns sites americanos (Playlist, A.V. Club…) apontando o filme como um dos melhores da década atual (a mesma coisa com The Act of Killing).
    3 – Fiquei feliz em ver Síndromes e um Século na lista da BBC já que não sou muito fã de Tio Boonmee e Mal dos Trópicos, os mais conhecidos do Apichatpong. Assim como fiquei bem surpreso (e acho um absurdo) com Melancolia na frente de Dogville hahah
    4 – Algo que eu reparei nas listas de vocês (exceto na do Chico) é a ausência de filmes da década de 2010 (se eu não me engano, tanto o Michel quanto o Tiago só citaram filmes da primeira década do século). Então fiquei curioso em saber quais filmes dos últimos 6 anos eles consideraram para essa lista.

    E mais uma coisa: parabéns ao Michel e a Cris 🙂

    Curtir

  4. Tentei pensar em uma lista só com filmes que não estão nessa lista, mas não há como deixar alguns preferidos meus de lado. Então vai uma lista híbrida.

    Amor à Flor da Pele
    O Profeta
    A Fita Branca
    O Filho de Saul
    Sob a Pele
    Sangue Negro
    A Espinha do Diabo
    A Criança
    A Proposta
    E Sua Mãe Também

    Concordo com o Michel, Sinédoque, Nova York é horrível. Eu acho o pior filme que vi na vida. Mas, pô, adoro Filhos da Esperança. E um que eu odeio que todo mundo gosta: Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças. E o Malick, pra mim, tinha de ter parado no Cinzas no Paraíso. Pronto, falei. Hehehehehehehe

    Curtir

  5. Sobre a seleção de “Pequeno Segredo”:
    – em 2008, “Tropa de Elite” (que venceu Berlin) não foi o selecionado brasileiro ao Oscar. Ao invés dele, foi “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias” (ficou de fora dos 05 indicados).
    – em 2010, “Lula – O Filho do Brasil” foi o selecionado. Outros filmes produzidos em 2009 (elegíveis para 2010): “É Proibido Fumar”, “Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo”, “Os Famosos e os Duendes da Morte”, “Antes Que o Mundo Acabe”, “Sonhos Roubados”, “Jean Charles”, “Salve Geral”, entre outros.
    Resumindo, não é de hoje que há polêmica sobre esta “seleção”.

    Curtir

    1. Bem lembrado, Helio. Nós falamos um pouco sobre esse assunto em alguma edição anterior, acho que no programa sobre Aquarius: quase toda seleção de júri será naturalmente polêmica (muita gente discordou do resultado de Cannes deste ano, por exemplo). E mais: a comissão que seleciona o filme brasileiro do Oscar é ligada ao Ministério da Cultura e, por isso, passa necessariamente por escolhas governamentais. Isso acaba refletindo no resultado do processo, de uma maneira ou de outra – e vale tanto para o filme do Lula quanto para o Pequeno Segredo.

      Abs
      Tiago.

      Curtir

  6. Olá, varandeiros! Sou uma ouvinte recente, e nunca comentei aqui, mas como o assunto é listas, não resisti a dar meu pitaco. Senti falta de vocês comentando sobre o meu filme favorito do século até agora, “Encontros e Desencontros”. Outra coisa: é muito “Elefante” pra pouco “Gerry” (meu preferido do Gus Van Sant)! Aí vai minha humilde listinha:

    1 – Encontros e Desencontros
    2 – Gerry
    3 – Antes do Pôr-do-Sol
    4 – Dançando no Escuro
    5 – Holy Motors
    6 – Dogville
    7 – Dear Zachary
    8 – A Pele que Habito
    9 – Elefante
    10 – Azul é a cor mais quente

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s